A Osteopatia

Somos especialistas em osteopatia estrutural, visceral e craniana.

A osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, que aborda o indivíduo de uma forma global, centrando-se nas causas e não apenas nos sintomas que este apresenta. É baseada no princípio de que o bem-estar depende do bom funcionamento de todos os sistemas.

Por isso, atua essencialmente ao nível do sistema neuro-músculo-esquelético, abordando o paciente de uma forma global.

Visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscia, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

A filosofia da osteopatia recorre a uma  e defende que o corpo humano é um sistema com a capacidade de auto-cura.

A Osteopatia foi fundada em 1874 pelo médico Andrew Taylor Still nos Estados Unidos.

É hoje uma especialidade regulamentada em Portugal e acreditada pela ACSS com atribuição de cédulas profissionais.

circle-img-3
Group 524

A consulta

Na primeira consulta faz-se uma anamnese de modo a traçar um perfil do paciente. O seu estilo de vida, hábitos alimentares e histórico de doenças na família. Além disso, também poderá avaliar a postura da pessoa.

Durante as sessões, o osteopata utiliza as mãos para movimentar o corpo da pessoa em diferentes posições, fazer pressão em pontos específicos e alongamentos para alinhar adequadamente as articulações. O objetivo dessas técnicas é estimular a recuperação das partes do corpo afetadas.

É usado manipulação de estruturas do sistema músculo-esquelético para eliminar transtornos de mobilidade, reduzindo o desconforto e promovendo a flexibilidade e o equilíbrio do organismo.
Durante a sessão de osteopatia os movimentos não causam dor e qualquer desconforto. 

Benefícios e patologias tratadas

Há dois benefícios determinantes na osteopatia. O primeiro é a melhoria da capacidade funcional do paciente que, após o tratamento osteopático, ativa a recuperação e a harmonia do organismo, promovendo-lhe bem-estar e saúde. Por outro lado, o tratamento osteopático tem um caráter preventivo, evitando que disfunções assintomáticas se tornem dolorosas.

A osteopatia é indicada para pessoas de todas as idades. É eficaz como complemento a práticas médicas e baseia-se numa abordagem holística, encarando o corpo como um todo inserido no seu meio ambiente.

A osteopatia tem “resultados comprovados” no tratamento e melhoria de vários problemas de saúde:

DISFUNÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL

TORCICOLOS

INFLAMAÇÕES NERVOSAS

CERVICOBRAQUIALGIA

DORSALGIAS

TENDINITES

CEFALEIAS DE ORIGEM TENSIONAL

CERVICALGIAS

OMBRO DOLOROSO

LOMBALGIAS

HÉRNIAS DISCAIS

DISFUNÇÕES DA ARTICULAÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

CONTRACTURAS MUSCULARES

SÍNDROME DO TÚNEL CÁRPICO

DORES MUSCULARES GENERALIZADAS

LESÕES DESPORTIVAS PEQUENAS

SÍNDROME DO PIRAMIDAL

ENTORSE

Além do tratamento destas patologias, a osteopatia contribui ainda para o aumento da flexibilidade e da mobilidade articular.

A osteopatia geralmente é considerada segura e as técnicas são adaptadas de acordo com o histórico de saúde e características da pessoa.